Cofinanciado por:

FICHA DE PROJETO

Designação do projeto: CENTRAL FOTOVOLTAICA PARA AUTOCONSUMO

Código do projeto:  2364

Concurso: Apoio à Descarbonização da Indústria (Modalidade A), Aviso N.º 03/C11-i01/2022

Entidade beneficiária: Tons e Texturas – Design e Comercialização Têxtil, S.A.

        Data de início: 01/02/2023

       Data de conclusão: 30/06/2023

       Custo total elegível: 73 670,00 € 

      Apoio financeiro da União Europeia: 85% 

      Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

O objetivo do projeto é continuar o processo de investimento na redução das aquisições de energia elétrica e na redução da emissão dos gases de efeito de estufa que a empresa já vinha desenvolvendo desde o ano de 2022 através da aquisição de uma segunda central fotovoltaica, com a capacidade de 92,0 kWp, para autoconsumo, com uma produção anual estimada de 126.858 kWh.

Este objetivo será alcançado mediante a instalação de 160 Módulos QCELLS: de 575 Wp, Mono.

PRR – Descarbonização

Na sequência da política de sustentabilidade ambiental que a nossa empresa tem vindo a desenvolver foi apresentada ao PRR – Apoio á descarbonização da indústria uma candidatura para a construção de uma segunda central fotovoltaica com a capacidade de 92,00 kWp, no valor de € 73 670,00, a que foi atribuído um subsidio a fundo perdido de 85%.

Com este projeto a nossa empresa pretendia ocupar praticamente toda a área de telhado que reúne condições imediatas para instalação deste tipo de equipamentos de forma a reduzir fortemente os consumos energéticos e a emissão de gases de efeito estufa. É expetativa é que logo que atingida a exploração normal deste equipamento estas economias superem, em qualquer caso os 50%. Assim os gases com efeito estufa que atualmente são estimados em 137,94 toneladas de CO2 equivalente deverão passar, após a concretização de todas as medidas previstas, para 62 toneladas.

A empresa possuía, antes da concretização deste projeto uma capacidade instalada para energia fotovoltaica de 67 kWp, pelo que se irá registar um aumento na capacidade de produção de energia de 137%.

Este projeto foi aprovado pelo PRR (Projeto N.º 2364) encontrando-se atualmente concluído.

Para mais informações sobre as medidas de descarbonização da indústria e outras medidas previstas no PRR deve ser consultado o site recuperarportugal.gov.pt.