Sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE

O conceito de sustentabilidade refere-se à capacidade de satisfazer as nossas necessidades no presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

Atualmente é conceito chave para a competitividade das empresas na definição de estratégias de curto, médio e longo prazo.

A Satêxtil tem tido a preocupação em criar tecidos sustentáveis no que se refere à sua produção ambiental, mas também à sua durabilidade e impacto no fim de uso. 

Algumas das nossas  propostas são  o bambu,  o tencel (fibra biodegradável produzida através da fibra de madeira), o poliéster reciclado e biodegradável,  o algodão reciclado e a fibra de papel

PRR - DESCARBONIZAÇÃO

Na sequência da política de sustentabilidade ambiental que a nossa empresa tem vindo a desenvolver foi apresentada ao PRR – Apoio á descarbonização da indústria uma candidatura para a construção de uma segunda central fotovoltaica com a capacidade de 92,00 kWp, no valor de € 73 670,00, a que foi atribuído um subsídio a fundo perdido de 85%.

Com este projeto a nossa empresa pretendia ocupar praticamente toda a área de telhado que reúne condições imediatas para instalação deste tipo de equipamentos de forma a reduzir fortemente os consumos energéticos e a emissão de gases de efeito estufa. É expetativa é que logo que atingida a exploração normal deste equipamento estas economias superem, em qualquer caso os 50%. Assim os gases com efeito estufa que atualmente são estimados em 137,94 toneladas de CO2 equivalente deverão passar, após a concretização de todas as medidas previstas, para 62 toneladas.

A empresa possuía, antes da concretização deste projeto uma capacidade instalada para energia fotovoltaica de 67 kWp, pelo que se irá registar um aumento na capacidade de produção de energia de 137%.

Este projeto foi aprovado pelo PRR (Projeto N.º 2364) encontrando-se atualmente concluído.

Para mais informações sobre as medidas de descarbonização da indústria e outras medidas previstas no PRR deve ser consultado o site recuperarportugal.gov.pt.